quarta-feira, 1 de janeiro de 2014

23º aniversário do Clube Académico de Odivelas

Fundado a 01/01/1991, o Clube Académico de Odivelas comemora hoje o seu 23º aniversário. Porém, o trabalho desenvolvido na concretização deste projeto começou muito antes, de forma informal, mais concretamente em 1988.

Os seus três fundadores - José Rodrigues, António Rodrigues e Fernando Silva - uniram esforço pessoal, tempo, dedicação e sonho, em torno de um projeto académico, com o objetivo de dinamizar a atividade desportiva, o associativismo e o convívio, oferecendo igualdade de oportunidades aos seus atletas, na prática desportiva, social e cultural.
 
Ao longo deste percurso, o Clube Académico de Odivelas proporcionou aos seus atletas e associados oportunidades de atividades em desportos como o Futsal masculino e feminino, desde o escalão Escolas a Veteranos, Futebol de Salão, Corfebol, Xadrez, Chinquilho, tendo sido pioneiro no desenvolvimento destas atividades nos escalões mais jovens e na competição feminina, no concelho de Odivelas. De destacar o Futsal, que foi de longe o maior dinamizador de atletas no clube.

Alguns atletas de Futsal fizeram todo o percurso de formação e competição no Clube, desde escolas a séniores; de realce também a qualidade do trabalho desenvolvido na formação de jovens atletas de Futsal, permitindo a transferência para clubes de outras dimensões e aspirações, bem como de nomeação para os trabalhos da seleção de Lisboa, quer em femininos, quer em masculinos.
 
Desde 1997 que o Clube tem fornecido atletas participantes nos Jogos Médicos Mundiais e Jogos Panamericanos de Medicina, nas modalidades de Futebol de 6 (incluindo a participação com equipa do próprio clube), Futebol de 11, Atletismo e Badminton.
 
Conquistou várias taças e teve diversos atletas medalhados, representando a cidade de Odivelas não só a uma escala regional, mas também nacional e internacional.
 
Hoje, apesar de se dedicar, por enquanto, exclusivamente à modalidade de Badminton, dinamiza 75 atletas, entre escalões sénior e não-séniores, alguns dos quais atingem regularmente a fase final, em competições regionais e nacionais.
 
Espera-se um compromisso contínuo de todos os intervenientes não só para com o Badminton, mas também para com o Clube que representam, desde os atletas aos dirigentes e treinadores, esperando a mobilização e rentabilização de recursos pessoais, familiares e materiais para o desenvolvimento e implantação do espírito académico.

Também neste sentido se atua no domínio sociocultural, com atividades que fomentam o espírito de união e companheirismo, tais como a canoagem, os piqueniques, refeições de convívio por alturas festivas, aniversários, jogos de Futsal, tendo como fim a coesão e união entre todos.
 
Espera-se que este espírito, iniciado oficialmente há 23 anos, com o esforço e dedicação de tantos, se cultive e se mantenha por muitos e longos anos, mantendo em Odivelas, a oportunidade de prática desportiva, visando a formação humana integral e a participação e desenvolvimento em atividades de carácter social e cultural.
 
Para celebrar este aniversário os elementos dos Corpos Sociais do Clube Académico de Odivelas e seus colaboradores mais próximos reunir-se-ão hoje, num jantar comemorativo, a realizar-se no restaurante Nagoya Colinas, em Odivelas.

Ao Clube Académico de Odivelas e a todos os que contribuíram na sua criação, seu percurso, sustentação e manutenção: Obrigado, e Muitos Parabéns!

Sem comentários: